Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 22

Leveza do PT
O ano eleitoral que se inicia coloca em xeque o dilema que tem afligido o PT ao longo dos últimos anos: arrefecer o peso do discurso, produzindo nova "carta aos brasileiros"

Lula lá!
O julgamento do recurso do ex-presidente Lula (PT) na quarta (24), em Porto Alegre (RS), domina as discussões nos bastidores políticos da semana. Ele foi condenado em primeira instância pelo juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, a nove anos e meio de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se o TRF4 recusar o pedido, Lula será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficará impedido de participar da eleição de outubro próximo.

Lula II
Líder de todas as pesquisas de intenção de voto, a candidatura ou não de Lula terá influência direta no pleito. A pergunta que começa a tumultuar o consciente dos marqueteiros eleitorais é: para onde migram os possíveis votos do ex-presidente.

Revogar
O PCO (Partido da Causa Operária) encontrou uma saída inusitada para evitar que uma eventual condenação em segunda instância impeça o petista de disputar a eleição deste ano: acabar com a Lei da Ficha Limpa.

Não e sim
Em São Paulo, o Tribunal de Justiça negou uma liminar da CUT para ato em favor de Lula na Avenida Paulista na quarta, 24. Na outra ponta disse sim para um ato contra o petista. Ambas as mobilizações devem começar às 10h da manhã e deven se estender até as 20h.

Sem chance
Bem que os marqueteiros do deputado Jair Bolsonaro tentaram, mas acabaram levando um não da agência americana Cambridge Analytica, responsável pela campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Sondada, a empresa levou três meses para tomar a decisão. Segundo a Analytica, Bolsonaro é um candidato com imagem “ruim”.

É hoje
A posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho será hoje (22), às 9h, informa o Palácio do Planalto. No sábado (20) o STJ suspendeu a decisão da 4ª Vara Federal de Niterói que impedia o ato.

Hoje II
Cristiane Brasil é condenada em processos trabalhistas o que não impede a posse dela como ministra do trabalho, segundo o STJ.

Em Curitiba
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, chegou quinta (18) para uma temporada em Curitiba. Já no dia seguinte reclamou que nunca havia sido tão “maltratado” devido ao uso de algemas, procedimento padrão oferecido pela PF no transporte de presos condenados.

Populares
O governador Beto Richa anunciou quinta, 18, a construção de mais cinco restaurantes populares em Cascavel, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Toledo. O investimento é de R$ 3,5 milhões em cada unidade.

Fora do ar
A coluna retorna nesta segunda (22) após um período de descanso.