0 Shares 271 Views

Richa entrega segunda etapa das obras de ampliação de saneamento em Matinhos e Pontal do Paraná

8 de setembro de 2017
271 Views

O governador Beto Richa entregou nesta quinta-feira , 7, a segunda etapa das obras de ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Richa visitou a residência do casal de aposentados Enio Reis e Suzete Reis, que já está com seu imóvel ligado à rede. Depois, Richa inaugurou uma das 29 novas estações elevatórias de esgoto que compõem o sistema.

A segunda etapa das obras, que faz parte do maior programa de saneamento já feito no Litoral, foi entregue três meses antes da previsão inicial. “Fazemos o maior investimento em saneamento que o Paraná já viu e isso se traduz em qualidade de vida e saúde à população. Hoje as águas do nosso Litoral são consideradas as mais limpas do Brasil”, afirmou disse Richa. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanhou a visita.

As obras de esgoto nos dois municípios representam um investimento de R$ 250 milhões e envolvem a construção de 29 estações elevatórias de esgoto, 500 mil metros de rede coletora e 25 mil ligações de esgoto. A previsão é que tudo esteja pronto em julho de 2018. Na primeira etapa das obras, entregue em janeiro deste ano, 6 mil novas ligações de esgoto foram liberadas. Nesta etapa são 7,5 mil novas ligações. A previsão de entrega era dezembro, mas a construtora adiantou em três meses.

Quando concluídas as obras, a cobertura de saneamento de Matinhos vai pular de 52% para 85% da população, e a de Pontal vai triplicar, de 26% para 75%. No País, 42% do esgoto é tratado enquanto a Sanepar trata todo o esgoto que coleta, ou seja, 70% do volume gerado. O governador disse que melhorar o saneamento faz parte do compromisso que ele assumiu de mudar a história do Litoral.

“Aqui no Litoral moram famílias que merecem respeito e atenção por parte do governo nos doze meses do ano e é isso que estamos fazendo. Além de melhorar o saneamento, com um trabalho conjunto outras obras importantes foram realizadas, como a revitalização da orla e do ginásio, investimento em asfalto, escolas e na área social. Isso reflete num desenvolvimento vigoroso e sustentável do Litoral e na qualidade de vida do nosso povo”, afirmou Richa.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.