0 Shares 148 Views

Coluna Boca Maldita desta quarta, 21

21 de dezembro de 2016
148 Views

Coluna Boca Maldita desta quarta, 21

Ivone candidata?
Ao que tudo indica, muitas surpresas ainda virão com a eleição extemporânea para prefeito de Foz do Iguaçu. Veja só, a atual titular do cargo, Ivone Barofaldi (PSDB), parece que tomou gosto e desde que substituiu o prefeito afastado Reni Pereira (PSB), está concluido obras de recuperação de estradas e reformas de creches, entre outras ações. Nesta segunda-feira (19), em agenda em Curitiba, Ivone desfilou sorrisos entre os tucanos de alto coturno, entre os quais o governador Beto Richa, o secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni e o presidente estadual do partido, deputado Ademar Traiano. No ninho, uma possível candidatura à reeleição da prefeita não é descartada. Outro ponto: Ivone vai pagar o 13º e os salários de dezembro em dia aos servidores municipais.

Seis pré-candidatos
A coluna voi à campo e, além da disposição da prefeita Ivone, Foz já tem seis pré-candidatos a prefeito, sem que a Justiça Eleitoral adiante a data da nova eleição e o período da campanha. São eles: Philipe Mansur (Rede), Chico Brasileiro (PSD), Nilton Bobato (PCdoB), Gilmar Piolla (PV) e Nanci Rafagnin.

Delações…
… em massa. Aproximadamente 900 depoimentos em delação premiada de donos, executivos e ex-funcionários da Odebrecht, que fechou acordo de leniência com investigadores da Lava-Jato, chegaram ontem (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Era o último dia de trabalho antes do recesso forense. As oitivas — gravadas em vídeo — são acompanhadas de anexos informativos, documentos, mensagens de e-mail, números de telefone e tudo o mais.

Prefeito preso
O prefeito de Araucária, Rui Alves de Souza (PTC), acabou preso na manhã de ontem (20) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele e o secretário de Finanças, Fabio Antonio da Rocha, são acusados de cobrança indevida de valores. Também foi preso o lobista Guilherme Soares. Rui Alves era vice de Olizandro Ferreira (PMDB) e assumiu o cargo em julho deste ano após o mesmo renunciar por questões de saúde.

Incertezas
Não são só Araucária e Foz do Iguaçu que vivem um “tsunami político”, como classificou o presidente da Itaipu, Jorge Samek. As prisões decretadas contra os prefeitos eleitos de Osasco, Embu das Artes e Presidente Bernardes (todos de SP), causaram indefinição em relação às diplomações e efetivas posses, em 1º de janeiro de 2017.

Repatriação
A decisão do governo federal, ao editar a MP, repassando também aos municípios parte da multa da repatriação de recursos, vai garantir um reforço fundamental no caixa das prefeituras no início de 2017. “Vai dar fôlego para colocar em prática uma administração direcionada aos interesses da população”, disse ontem o prefeito eleito de Palmas, Dr Kosmos Nicolaou (PEN).

Família Borghetti
Nota: “Com muito pesar, a família Borghetti comunica o falecimento de Paulo César Borghetti (68 anos). Mais velho dos 13 filhos de Ivo Borghetti e Ires Anna Borghetti, Paulo deixa três filhos, esposa e três netos. Paulo é irmão da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti. Neste momento de dor e consternação, nos cabe pedir a Deus luz e serenidade para enfrentar a dor. O velório ocorre a partir das 20h desta terça-feira na capela 5 no Cemitério Parque Iguaçu em Curitiba. O enterro será na quarta-feira (21) no mesmo local, em horário a ser definido”.

Cortes confirmados
O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), afirmou durante sua diplomação na segunda, que escolheu os secretários da gestão apenas com base no conhecimento técnico de cada um. O secretariado completo vai ser anunciado hoje (21). À CBN, ele confirmou que vai enxugar a equipe e cortar secretarias. A partir do ano que vem, o município deve passar de 19 para 12 pastas.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.