Arquivos

Categorias

A disputa pela prefeitura de Curitiba une forças contra Gustavo Fruet

greca-ney-requiao-martins-francischini-mariavictoria

Fábio Campana

1 – A fragilidade de Gustavo Fruet, do PDT, estimula o surgimento de candidaturas e de coalizões de forças para derrubá-lo. É nesse contexto que se dá o entendimento entre Rafael Greca e Luciano Ducci. Este se convenceu de que não teria o apoio e a estrutura necessária para enfrentar o desafio. Abriu mão e vai apoiar Greca, o que mais se aproxima de sua posição.

2 – Na outra ponta, Ney Leprevost se fortalece com um apoio substancial, o de Ratinho Jr, que fez significativa votação em 2012, quando venceu o primeiro turno. Vai apoiar Ney, que tem seu eleitorado concentrado na classe média para cima. Ratinho entra com a sua popularidade nas faixas da classe média para baixo. Parece um casamento perfeito.

3 – Esses entendimentos irritam Requião e seu isolado PMDB. Reduz siginificativamente as chances de seu filho, Maurício, que mantém a candidatura.

4 – O PSDB não está morto. Vai lançar Paulo Martins, hoje deputado federal, com grande capacidade retórica, para defender as cores de Beto Richa e seu governo.

5 – Há, ainda, a candidatura de Francischini, que se mantém nas posições intermediárias das pesquisas de opinião.

6 – E correndo em faixa própria, numa campanha crescente, a jovem Maria Vitória, do PP.

Como se vê, o espaço de Fruet é cada vez menor e já há quem aposte que ele não vai para o segundo turno. Talvez nem chegue em terceiro.