Arquivos

Categorias

PM gaúcha terá 1º soldado gay a casar de farda em 178 anos

policia-militar-pm-gay-gaucho

Usando túnica branca com botões dourados e quepe na cabeça, o soldado Miguel Martins, 29, será o primeiro policial gay a casar com o uniforme de gala em 178 anos de Brigada Militar, a PM gaúcha. As informações são de Paula Sperb na Folha de S. Paulo. Martins trabalha no policiamento ostensivo nas ruas de Uruguaiana, cidade na fronteira com a Argentina a 565 km da capital. Há uma década ele vestiu a farda comum pela primeira vez e no mesmo período assumiu para a família que era homossexual.

No início deste ano, Martins e o modelo Diego Souza, 21, ficaram noivos e decidiram morar juntos. O casamento está agendado para 23 de dezembro, possivelmente em uma cerimônia ao ar livre, para aproveitar o calor típico do verão fronteiriço. “Decidimos lutar contra o preconceito. Ele não é diferente de ninguém. Tentaram prejudicar, mas o efeito foi justamente o contrário”, comenta Souza. O rapaz se refere aos comentários homofóbicos recebidos desde que divulgaram nas suas redes sociais que estavam noivos. “Eu ia casar numa cerimônia simples, depois disso decidi lutar pelo meu direito”, diz Martins.

As reações contrárias fizeram com que o chefe de Martins, o tenente-coronel Roberto Ortiz, 51, comandante do 1º BPAF (Batalhão de Patrulhamento de Áreas de Fronteira) encaminhasse a questão ainda mais rápido. Para ele, não há nada que impeça o soldado de usar o traje de gala. “É uma prerrogativa da nossa profissão. Podemos usar todos os nossos uniformes, desde que respeitando as patentes”, afirma Ortiz.do Martins”, diz.

A matéria completa está na Folha de S. Paulo.