0 Shares 136 Views

Instituto paranaense participa de expedição de resgate de peças do navio Kasato Maru

15 de fevereiro de 2016
136 Views

Instituto paranaense participa de expedição de resgate de  peças do navio Kasato Maru

Nesta terça-feira (16), o Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar) e a Sociedade Geográfica da Rússia – SGR assinam termo de cooperação técnica e científica para realização da expedição científica Kasato-Maru, o navio que, em 1908, trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes japoneses, e afundou em águas russas em agosto de 1945, após ser bombardeado por aviões russos.

Além do resgate das peças da embarcação (âncoras, sino, leme, timão e demais artefatos), serão feitas pesquisas que envolverão questões como aquecimento global, biologia marinha, estudo da zona de mistura rio-mar e análise de lagos vulcânicos.

A assinatura do termo acontecerá via Skype entre o presidente do Itapar, Acef Said, Aleksandrov D.G. e Sergey M. Fazlullin, respectivamente diretor executivo e vice-presidente, da Sociedade Geográfica da Rússia, e Yuriy Mozgovoy, primeiro secretário da SGR, representado o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, a partir das 11h30, na sede do Instituto (Rua Ângelo Sampaio, 1564), no bairro Batel em Curitiba.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.