Arquivos

Categorias

Turismo: 1.642.093 visitaram o Parque Nacional do Iguaçu, em 2015

cataratas

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1.642.093 pessoas de 172 nacionalidades durante todo o ano de 2015. Essa visitação é a maior já registrada na unidade de conservação. Os brasileiros lideram o ranking com 916.995 visitas. Na sequência dos países com mais representatividade vem, pela ordem, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Peru e Japão (AQUI para ver nacionalidades e visitantes).

O Iguaçu, que tem como principal atração as Cataratas, é o segundo parque nacional mais visitado do país, perdendo apenas para o Parque Nacional da Tijuca (RJ), que recebe mais de três milhões de visitantes por ano. O crescimento da visitação no Iguaçu foi de 6%. Um dos grandes destaques foi o fortalecimento do turismo nacional. Os brasileiros viajaram mais internamente, e as Cataratas foram um dos lugares escolhidos por milhares de famílias.

Histórico
2015 – 1.642.093
2014 – 1.550.607
2013 – 1.518.876
2012 – 1.535.382

Zelar deste Patrimônio Natural da Humanidade, garantir a conservação da biodiversidade e proporcionar as condições de acesso e visitação para as pessoas do mundo são desafios diários muito grandes e, ao mesmo tempo, muito gratificantes, avalia o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Baptiston, em nota.

“O ano de 2015 foi um ano muito bom para o Parque Nacional do Iguaçu, apesar de todas as dificuldades como a crise econômica e política do país. Nós conseguimos fortalecer e melhorar os serviços aos nossos visitantes, por meio das empresas concessionárias.

Concluímos a retirada da rede de energia elétrica aérea, dos postes, fios, estrutura e placas desnecessárias. O parque ficou mais limpo, mais aberto, mais bonito. Iniciamos a revisão do plano de manejo. Estamos trabalhando em nossa ciclotrilha, mais uma estrutura para uso de nossos visitantes.

No parque como um todo, avançamos na conservação de nossa biodiversidade; renovamos nossa parceria com a Polícia Ambiental; ampliamos as ações conjuntas com a Polícia Federal, Marinha, Exército e com outros agentes públicos; fortalecemos a gestão transfronteiriça com nosso parque irmão na Argentina; e potencializamos nossa gestão participativa com nosso conselho consultivo e nas relações com as comunidades do entorno.

Estamos satisfeitos com a melhoria nos números da nossa população da fauna selvagem, sobremaneira das onças-pintadas. Temos muito a fazer para a gestão de um parque com tamanha importância. Vamos fazer muito mais em 2016. Na visitação, crescimentos e superamos todas as expectativas.

Além do parque, esses visitantes conheceram e passearam em muitos lugares da nossa cidade. Eles se hospedaram e se alimentaram em nossos hotéis, restaurantes e bares. Tiveram oportunidade de conhecer a nossa hospitalidade e deixaram renda para nossa cidade. Eles, os visitantes, levaram, com certeza, boas lembranças. E, certamente, muitos deles voltarão e indicarão o nosso destino.”