0 Shares 128 Views

Cunha afirma que Câmara vai restabelecer doações privadas às campanhas

4 de setembro de 2015
128 Views

Cunha afirma que Câmara vai restabelecer doações  privadas às campanhas

O financiamento privado de campanha, suspenso pelo Senado em votação na noite de quarta-feira (2), será retomado pela Câmara, avalia o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As informações são da Folha de S. Paulo.

“Não tenho a menor dúvida [de que a Câmara vai retomar a doação empresarial]. O Senado tem todo o direito de deliberar do jeito que bem entender. Mas, se a Câmara, em dois turnos, manteve na Constituição [o financiamento privado], […] não tenho dúvidas de que os deputados vão restabelecer o texto com relação a esse ponto. A maioria da Casa está consolidada”, afirmou Cunha.

Nos bastidores, a mudança feita pelo Senado tem sido avaliada por deputados como uma forma de “melhorar a imagem dos senadores”.

Além desse projeto, que, por ter sido originado na Câmara e modificado pelo Senado, vai retornar para nova votação na primeira Casa, os deputados já avalizaram o financiamento privado em uma PEC em agosto. A PEC aguarda votação pelo Senado.

Ao retomar o projeto de lei, a Câmara deve restabelecer um teto de R$ 20 milhões para a doação feita por empresas, respeitando o limite de até 2% do faturamento bruto do ano anterior à doação na soma destinada a todos os partidos e o limite de até 0,5% para um único partido.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.