0 Shares 231 Views

Mais de 20 mil no desfile em Foz

9 de setembro de 2013
231 Views

desfile foz

Mais de 20 mil pessoas acompanharam, na manhã ensolarada de sábado (7), o desfile cívico do Dia da Pátria em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Neste ano, algumas novidades trouxeram para a avenida um número maior de participantes e autoridades dos mais diversos órgãos.

O hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Argentina e Paraguai, marcou o início da programação de 7 de setembro, que reuniu representantes dos países vizinhos, Paraná e de Foz do Iguaçu.

O público chegou cedo para prestigiar o desfile, ao todo cerca de 20 mil pessoas foram à Avenida Paraná, 15 mil bem acomodadas, nas arquibancadas e outras 5 mil pessoas ficaram espalhadas nos canteiros em busca de uma melhor localização. Os dados de público foram confirmados pela Polícia Militar.

O Prefeito Reni Pereira e a Vice Ivone Barofaldi, passaram em revista às tropas, com os comandantes das forças armadas e abriram oficialmente a programação, que neste ano começou com os militares despertando ainda mais o sentimento patriótico, “todo cidadão brasileiro comemora, aflora o sentimento da pátria, esse espírito nacionalista”, comentou o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado Tenente Coronel Messias Coelho de Freitas.

A abertura do desfile militar trouxe uma mensagem de combate, uma guerra declarada pelo município e que precisa de um contingente cada vez maior, para que a dengue seja vencida.

Em seguida representantes do exército, marinha e aeronáutica demonstraram sua imponência. Assim como os Guardas Municipais, Policiais Militares e Bombeiros. Sempre uma atração diferenciada os veículos dos órgãos de segurança foram apresentados à população, as viaturas militares e também a frota utilizada pelos GM´s na defesa da cidade, como as motos, e o k9 o canil da Guarda. Passaram também veículos da receita Federal, Polícia Civil e os ônibus do Provopar, com os cursos levados aos bairros da cidade.

Integrantes do Programa de Voluntariado do Paraná voltaram à Avenida para mostrar as atividades realizadas, como os mais variados cursos de profissionalização. A secretária de Assistência Social Claudia Pereira, se encheu de orgulho com o desfile e a presença da população. “Não podemos perder esse sentimento patriótico, temos que valorizar e fazer com que a população e principalmente as crianças possam conviver com esse valor”, enfatizou.

Para a Vice-Prefeita Ivone Barofaldi o 7 de setembro é um dia emocionante. “Dá uma sensação de liberdade, um dia de glória, onde o brasileiro sente orgulho do país”, frisou.

Educação
A sequência do desfile de 7 de setembro teve a participação de 18 CMEI´s e 32 escolas municipais, que trouxeram os mais variados temas de inspiração. “É um resgate do civismo, do amor à Pátria. Todos os alunos foram envolvidos e cada escola deu o melhor de si”, comentou a secretária de Educação Shirlei de Carvalho.

As escolas estaduais e particulares complementaram a participação educacional, cada uma delas valorizando a data e a história do país. A presença de um colégio paraguaio também mereceu os aplausos da população, mostrando na prática a verdadeira integração e homenageando o Brasil no 7 de setembro. A prefeita de Cidade do Leste Sandra Zacarías Irún fez questão de participar da cerimônia que destaca a independência do Brasil.

Entidades
As mais diversas entidades e associações fizeram questão de participar do desfile. Algumas assistenciais como ACDD, e filantrópicas como o Rotary Internacional e Ordem Demoley. A Umadifi – União da Mocidade da Assembleia de Deus em Foz trouxe o maior contingente de participantes, grande parte de jovens. A Umadifi tem hoje cerca de 3 mil jovens.

Também estreou no desfile a atração artística do Rafain Show, com atrações latinas. Completaram a participação a Associação Iguaçuense de Artes Marciais, Icli, Instituto Mhe Hua de Sipalki-Do, Academia de Sipalki –Do, Acorrefoz, CTG Charrua, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, grupo escoteiros Guairacá, Cataratas, também um pelotão motorizado com os Iguautos, Motoclube Quatis, Cataratas, Dragões da Fronteira, Catarautos e o CTG Estância Crioula, que encerrou o evento.

O assessor especial de Comunicação Social, Luiz Queiroga valorizou o desfile, por todos os componentes que fizeram de toda a apresentação um grande sucesso. “Tivemos um clima agradabilíssimo, é um desfile que antecede o do centenário da cidade. É uma preliminar do que vamos ver o ano que vem, e todos nós ganhamos com isso, participando de um momento histórico de Foz do Iguaçu”, enfatizou.

O prefeito Reni Pereira não só valorizou o patriotismo demonstrado pela população, com uma presença marcante na avenida, como também se emocionou com a passagem de cada escola, entidade ou associação. Reni ao final trouxe boas notícias para a cidade, e que é um bom reflexo para o centenário de Foz, já talvez com a possibilidade do desfile no novo Centro Cívico, mas outra informação também mostra o otimismo local. “Em 2013 conseguimos sair de uma taxa decrescente de crescimento populacional, e depois de muito tempo, a população cresceu 2,9%, e no centenário é possível que tenhamos uma população acima de 270 mil habitantes”, concluiu.

Mais notícias para você: