0 Shares 196 Views

Rússia autoriza Snowden a entrar no país como imigrante, diz agência

24 de julho de 2013
196 Views

do Uol

A agência de notícias Reuters informou nesta quarta-feira (24) que o Edward Snowden, o americano que revelou um amplo esquema de grampos tocado pela agência de inteligência dos EUA, foi autorizado pelo governo russo a entrar no país.

O americano está há exatamente um mês no aeroporto de Sheremetievo, em Moscou, no aguardo de resposta a pedidos de asilo político enviados a vários países.

Segundo a Reuters, autoridades aeroportuárias afirmaram que um advogado encontrará o ex-consultor de informática na tarde desta quarta-feira para entregar a ele os papéis da imigração.

Ex-funcionário da CIA, Snowden é procurado pelos EUA, que os acusam de espionagem. Ele formalizou o pedido de asilo na Rússia em 16 de julho.

À época, Snowden disse que tinha a intenção de pedir asilo político à Rússia enquanto esperaria para poder viajar à América Latina, onde Venezuela, Bolívia e Nicarágua se propuseram a acolhê-lo.

Na ocasião, as autoridades russas afirmaram não ter recebido nenhum pedido oficial de asilo feito por Edward Snowden. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que gostaria que Snowden deixasse a área de trânsito do aeroporto de Moscou. Putin sinalizou ainda que, em tese, o americano atendia às condições da Rússia para a concessão de asilo no país.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.