Arquivos

Categorias

Adolescentes respondem por 1,7% dos crimes contra a vida no Paraná

image description

da Folha de Lodnrina

Os atos infracionais cometidos por adolescentes que resultaram em mortes nos últimos meses geraram uma nova onda de discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Entretanto, o debate sobre o assunto é antigo, e sempre ressurge quando um crime acaba ganhando repercussão. Alguns são contra, outros a favor, mas, de concreto, nada mudou. Diversos projetos de lei seguem sem avançar no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados. E no Paraná, qual a participação destes jovens no total de ocorrências graves?

Entre os 3.323 crimes contra a vida (homicídios simples e qualificados, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) registrados no Estado em todo o ano passado, 57 foram cometidos por adolescentes. Isto representa 1,7% do total geral de ocorrências de infrações violentas em 2012. Os dados foram repassados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a pedido da FOLHA.

Dos 57 autores identificados no ano passado, 16 se encontravam em Curitiba (1 Área Integrada de Segurança Pública – Aisp), oito na Região Metropolitana (2 Aisp), e seis em Londrina (20 Aisp). Em relação a 2011, houve um crescimento de 39% (41 registros). Neste ano, até o mês de março, conforme os números, foram registrados 12 crimes contra a vida cometidos por adolescentes.

Comparando as quatro principais ocorrências (roubo, furto, tráfico de drogas e crimes contra a vida) envolvendo adolescentes no Estado nos últimos anos, os casos que culminam em morte também representam uma pequena porcentagem.

Conforme dados da Sesp de 2012, do total de 2.127 ocorrências onde foram identificados adolescentes como autores, os crimes contra a vida representaram apenas 2% (57 do total). Os casos de furto significaram 35% das ocorrências, seguidos pelo tráfico de drogas (34%) e roubos (29%).

Em 2011 o panorama não era diferente. Segundo os números, de um total de 2.058 ocorrências envolvendo jovens entre 12 e 18 anos, no Paraná, os crimes contra a vida representaram apenas 2%. A maior participação foram os casos de furto (37%), seguidos por tráfico (31%) e roubos (30%).

Leia o restante da reportagem no site da Folha de Londrina