0 Shares 267 Views

Paulo Litro defende diminuição da burocracia para incentivar o empreendedorismo

16 de março de 2019
267 Views

 

O presidente da comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa (Alep), deputado estadual Paulo Litro (PSDB), afirmou nessa sexta-feira (15) que o excesso burocrático vigente no Brasil, especialmente relacionado a abertura de novas empresas, é um dos maiores desafios a serem superados para fortalecer a economia e geração de novas vagas no mercado de trabalho.

“A burocracia é fundamental para garantir transparência e legalidade, mas o seu excesso é um entrave para o desenvolvimento econômico e gera uma morosidade que desestimula empresários, comerciantes e empreendedores”, disse Paulo Litro.

De acordo com a pesquisa “Doing Business 2016”, realizada pelo Banco Mundial, o Brasil é o 175º colocado na relação tempo/burocracia para a abertura de empresas, com uma media de 79,5 dias para cumprir todas as exigências legais, enquanto no resto do mundo a media é de apenas 21 dias. Um dos principais motivos apontados foi a grande quantidade e variedade de documentos necessários para a formalização das empresas.

Paulo Litro ressaltou que é preciso encontrar um equilíbrio para tornar o processo mais prático aos empreendedores, facilitando o acesso aos serviços e documentos para formalização das empresas, ao mesmo tempo em que é mantida a fiscalização, transparência e proteção jurídica. Para alcançar esse objetivo, afirmou que a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Alep irá trabalhar muito próximo ao G7, grupo formado pelas maiores instituições do setor produtivo do Paraná.

“Em conjunto com o empresariado paranaense, queremos construir propostas e projetos que agilizem o processo de abertura de empresas, diminuindo gastos do empreendedor, combatendo a informalidade e estimulando o desenvolvimento social e econômico do Paraná”, disse o deputado.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.