0 Shares 1606 Views

Coluna de terça, 16

16 de outubro de 2018
1606 Views

Próxima eleição
As eleições gerais ainda não terminaram – falta o segundo turno – e os deputados estaduais já estão em conversas para viabilizar o próprio nome ou de algum colega para ser o presidente da Assembleia Legislativa, na gestão 2019-2020. Quatro nomes estão colocados e podem chegar lá, dependendo das articulações e, claro, do aval do governador eleito Ratinho Junior (PSD), que deverá buscar alguém de consenso para o cargo.

Maioria
Historicamente, o chefe do Executivo costuma ter maioria folgada entre os deputados para aprovar projetos. A partir de 2019, porém, a Casa estará fragmentada em 20 partidos e terá os bolsonaristas do PSL como a maior bancada, anota Euclides Garcia, na Gazeta do Povo.

Ademar Traiano
Atual presidente, ele ignorou a formalidade de o PSDB estar coligado à Cida Borghetti (PP) nesta eleição e, desde o início, anunciou abertamente que apoiaria Ratinho. Em troca, diz que recebeu a promessa de que continuaria no comando da Casa em 2019

Romanelli
Entre os eleitos da próxima legislatura, é disparado um dos mais experientes na articulação entre governo e Assembleia – já ocupou o posto de líder de duas gestões completamente distintas: Roberto Requião (MDB) e Beto Richa.

Guto Silva
Ele é cotado para a Casa Civil, devido a proximidade com Ratinho, o que lhe daria uma vantagem. Ele irá para o segundo mandato e conta ainda com a baixa idade – apenas 41 anos, o que pode passar a imagem de renovação na política local.

Francischini
Surfando na onda bolsonarista que tomou conta do país, o delegado foi eleito com mais de 427 mil votos, a maior votação da história do Paraná entre deputados estaduais. De quebra, ajudou a fazer do PSL a maior bancada da casa para 2019, com oito parlamentares.

Sem mandato, …
… sem foro privilegiado. Essa será a situação, a partir de fevereiro de 2019, de quase 70 parlamentares que não se reelegeram e respondem a algum tipo de acusação criminal no STF.

Direito Penal
O professor René Ariel Dotti lança, nesta quarta (17), o livro “Curso de Direito Penal – parte geral”, 6ª edição revista, atualizada e ampliada. O ato começa as 18h30 na Livraria da Vila, no Batel, em Curitiba.

Direito II
Com colaboração acadêmica de Alexandre Knopfholz e Gustavo Scandelari, sócios da Dotti e Advogados, o livro, publicado pela Revista dos Tribunais, selo editorial da Thompson Reuters Brasil, recebeu importantes modificações para enfrentar questões dogmáticas contemporâneas de modo claro e objetivo.

Expectativa superada
A visitação superou as expectativas do Complexo Turístico Itaipu (CTI) no feriado prolongado da Padroeira do Brasil (12 de outubro), data que coincide com o Dia das Crianças. De sexta-feira (12) a domingo (14), um total de 10.553 pessoas passou pelos atrativos da usina. “Eram esperados cerca de 9 mil turistas”, comentou o gerente-geral do CTI, Jaime Nascimento.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.