0 Shares 311 Views

Coluna de terça, 09

9 de outubro de 2018
311 Views

De bem nos grandes
Ratinho Junior, eleito governador domingo (7), mostrou sua força política em todo o Estado. O candidato do PSD venceu em 382 das 399 cidades do Paraná, com aproximadamente 60% dos votos válidos. Uma análise mais objetiva sobre os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que ele se deu bem mesmo para esta expressiva votação foi nos grandes colégios eleitorais. Em curitiba, onde está a maioria fatia do eleitorado no Estado, Ratinho recebeu 520.832 votos, ou 60,49% dos válidos. A governadora Cida Borghetti (PP) recebeu 123.315 e João Arruda 95.156 – 14,32% e 11,06% do total, respectivamente.

Em casa
Em Maringá, reduto eleitoral de Cida e o marido Ricardo Barros (PP), o apoio do prefeito Ulisses Maia foi fundamental para a votação expressiva de Ratinho – 94.945 votos, 50,78% dos válidos, contra 51.395 (27,459%) dados a Cida.

Fecha a conta
Ratinho garantiu votações expressivas em outros grandes colégios eleitorais. Em Londrina, rece recebeu 61,69%, em Foz do Iguaçu teve 69,41%, em Cascavel 55% e em Ponta Grossa, 61,12%.

Nova liderança
Independente de não ter conseguido levar a eleição de governador para o segundo turno, o deputado federal João Arruda (MDB) pode se considerar vitorioso. Lançou a candidatura com a desistência do ex-senador Osmar Dias (PDT), faltando 45 dias para o pleito.

Liderança nova
No curto espaço de tempo montou seu plano de governo e garantiu avanços nas intenções de voto. Em 30 dias, João Arruda (foto) saiu de 5% no primeiro levantamento Ibope e chegou a 14% dos votos válidos, muito perto de tomar o segundo lugar da governadora Cida Borghetti, candidata à reeleição desde sempre.

Virou pó
“(O PSDB) saiu de 55% dos votos válidos numa campanha nacional, em 1994, na esteira do Plano Real, para menos de 5% dos votos ontem”. De O Antagonista explicando que o partido dos tucanos acabou nanico, em nível nacional.

Pó II
No Estado, o ex-governador Beto Richa, que tentou uma das duas vagas no Seado, viu sua votação cair abaixo de 4%. Na Câmara Federal nenhum eleito entre os três favoritos Valdir Rossoni, Alfredo Kaefer e Luiz Carlos Hauly. Na Assembleia apenas três cadeiras garantidas.

Enxugada
No Paraná, MDB e PT também saíram das urnas com muito pouco a comemorar. O senador emedebista Roberto Requião não conseguiu a reeleição. Já a senadora petista se elegeu deputada federal.

Aos números
MDB fez dois deputados estaduais e dois federal. O PT fez três cadeiras em ambas as casas legislativas.

Dia das Crianças
A equipe da Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu vai promover dia 12 (sexta), a partir das 13h, uma ação com as crianças da ocupação do Bubas. Vai ter bolo, doces, brincadeiras e a distribuição de brinquedos para a meninada. A iniciativa tem apoio de policiais e comunidade em geral. Quem quiser participar o telefone direto do Pedralli é o (45) 99921-3972.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.