0 Shares 1368 Views

Itaipu e PTI levam diversas atrações à 14ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

18 de setembro de 2018
1368 Views

São 17 no total. Evento vai até o dia 23 e terá como uma das estrelas o cantor Arnaldo Antunes

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) estão contribuindo para tornar a tradicional Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, que está em sua 14ª edição, ainda mais atrativa este ano. A programação está repleta de boas atrações, incluindo o show do cantor Arnaldo Antunes e oficinas de astronomia e iniciação científica para as crianças da rede municipal de ensino. Outro destaque é o estande da hidrelétrica. Aberta dia 16, a feira prossegue até domingo, 23, no Complexo Bordin, com muita pegada cultural.

A parceria entre a Itaipu, o PTI e a Fundação Cultural, responsável pela organização do evento, garantiu 17 atrações – entre shows, participação de escritores e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Só as oficinas devem atender cerca de 1.800 alunos do ensino fundamental. Este ano, a Feira do Livro está ainda maior: o espaço, onde se reúnem expositores, salas de cinema, arenas literárias e outras atividades, tem uma estrutura de quase quatro mil metros quadrados.

Para o diretor superintendente do Parque, Jorge Augusto Callado, o apoio ao evento está alinhado à missão do PTI de promover o desenvolvimento sustentável da região. “A promoção e a difusão da cultura são fundamentais para o desenvolvimento do território”.

Show de abertura
A Itaipu e o PTI marcaram a abertura da feira com o show “Atendendo a pedidos”, da cantora Zezé Motta. A apresentação foi uma homenagem aos compositores preferidos dela, como Caetano Veloso, Luiz Melodia e Elizeth Cardoso. Já no próximo sábado, às 21h, a parceria leva à Feira o cantor Arnaldo Antunes.

Oficinas
As oficinas para alunos da rede municipal promovidas pela Itaipu e o PTI foram pensadas para aproximar crianças e adolescentes da ciência e da literatura. As atividades foram organizadas pelas equipes do Polo Astronômico e do Estação Ciências – projetos do Parque.

O Polo Astronômico leva o conhecimento em astronomia e sobre o universo para os alunos por meio de contação de histórias, desenho e pintura. Já o Estação Ciências trabalha com as crianças a matemática, de forma mais lúdica, utilizando o tangram (quebra-cabeças formado por peças geométricas).

As oficinas estarão à disposição do público até a próxima sexta-feira (21), nos períodos da manhã e da tarde.

Lançamento
O gerente do Laboratório de Educação Positiva do PTI, Kristian Sgorla – mestre em Ensino, professor e jornalista – e Terezinha Corrêa Lindino, doutora em Educação e pedagoga, lançam nesta quarta-feira (19), às 18h, no espaço Literário 1 da Feira, o livro “O Ensino Público de Língua Inglesa e suas Práticas Pedagógicas na Era Digital”.

A obra recebeu o apoio do PTI e foi publicada pela Editora Parque Itaipu. Em um cenário brasileiro em que quase 95% dos maiores de 16 anos não possuem conhecimento algum sobre o inglês, os autores buscam descobrir se os professores de língua inglesa das escolas públicas têm aliado as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas pedagógicas.

Para isso, Sgorla e Lindino situam o contexto em que educação e tecnologia se unem, para então discutir como essa tecnologia é incorporada ao ambiente escolar. Isso é feito por meio da análise de dados coletados com professores de inglês que atuam entre os 6º e 9º anos de 28 colégios de ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Foz do Iguaçu.

Não foi ainda à Feira do Livro? Não perca essa oportunidade. É pertinho e de graça.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.