0 Shares 68 Views

Coluna de terça, 04

4 de setembro de 2018
68 Views

Sem pesquisa
Os matemáticos e especialistas em análise conjuntural terão que esperar mais um pouco para se debruçar sobre os números da nova pesquisa Ibope/RPC, ou qualquer outra que vai medir as intenções de voto para presidente, governador e senador no Paraná. A juíza Graciane Aparecida do Valle Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), acatou pedido do candidato a governador pela Rede, Jorge Bernardi, e proibiu a divulgação dos dados, que poderiam ser tornados públicos nesta terça (04).

Argumentos
A coligação de Bernardi apontou que o plano amostral registrado TRE tinha número diferente de faixas etárias e de grau de instrução e também a ausência de informações sobre os locais de realização das entrevistas. O Ibope, já recorreu e uma decisão autorizando ou não, pode sair a qualquer momento.

Sem pesquisa II
A primeira pesquisa Ibope desde a definição dos candidatos, divulgada em 22 de agosto, e já havia sido questionada pelas coligações de Ratinho Jr. (PSD) e de Ogier Buchi (PSL), mas os argumentos não foram considerados válidos à época.

Onde foram?
Com o adiamento dos números do Ibope/RPC, teremos que esperar mais um dia até a divulgação dos dados da Radar, previstos para quarta (05), para saber para onde foram os votos que seriam destinados ao ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu na última hora da candidatura. Osmar tinha mais de 25% das intenções de voto, é bom lembrar.

Onde II
A pergunta que não quer calar, nestes dias de véspera de pesquisa, é: para onde foi esta montanha de votos. Aliás, os votos largados ao léu por Osmar Dias podem ser decisivos para Ratinho Junior (PSD) vencer no primeiro turno, ou para os demais garantirem um segundo turno.

Feira da Louça
Vem aí mais uma edição da tradicional festa de Campo Largou, a “Capital da Louça”. O evento, de 6 a 16 de setembro, é organizado pelo Sindilouças-PR e um dos principais do gênero e o primeiro aberto ao público.

Frente a frente
Os candidatos ao Governo do Estado terão mais uma oportunidade de confrontar ideias e debater propostas em público. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) promove amanhã (5), das 9h às 12h30, no Anfiteatro Cyro Grossi, um debate entre os postulantes a inquilino do Palácio Iguaçu a partir de 1º de janeiro de 2019. O evento será mediado pelo jornalista Reinaldo Zanardi.

Nova direção
A partir de 17 de setembro, a Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) terá um novo diretor geral, adianta o blogueiro Fernando Tupan. Quem assume no lugar de Nilton Cordoni é Antonio Busnardo, comissionado que trabalhava como assessor orçamentário e financeiro da Controladoria da casa legislativa, segundo anunciou o presidente Serginho do Posto (PSDB), na última sessão plenária.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.