0 Shares 271 Views

Cida participa das celebrações da Semana da Pátria

1 de setembro de 2018
271 Views

As celebrações da Semana da Pátria no Paraná foram iniciadas nesta sexta-feira (31) em um evento realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba. São comemorados 196 anos da Independência do Brasil. Na cerimônia, com a presença da governadora Cida Borghetti, de comandantes das Forças Armadas, secretários de Estado e alunos de escolas militares e das redes municipal e estadual de ensino, foi acesa a pira com o Fogo Simbólico da Pátria, que ficará em frente ao Palácio Iguaçu até o desfile de 7 de Setembro.

A celebração da Semana da Pátria é organizada pelo Governo do Estado em parceria com as Forças Armadas e da Liga da Defesa Nacional. “Este ato celebra o civismo e o amor pelo Brasil. É um momento importante, com a participação dos estudantes e no Palácio Iguaçu, que é a casa de todos os paranaenses”, afirmou a governadora.

Acompanharam a solenidade os alunos do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar, do Colégio da Vila Militar, da Guarda Mirim de Curitiba; dos colégios estaduais Maria Lopes de Paula (Almirante Tamandaré), João Maria de Barros (Campina Grande do Sul), Barro Preto (São José dos Pinhais) e Macedo Soares (Campo Largo); além das escolas municipais de Curitiba Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, Prefeito Omar Sabbag, Rio Negro, Pedro Viriato Parigot de Souza e Paulo Freire e do Centro de Educação Infantil Jornalista Cláudio Abramo.

DESFILE CÍVICO – Durante a semana, diversos municípios do Paraná farão suas cerimônias para comemorar os 196 anos da Proclamação da Independência. O encerramento das celebrações acontece na sexta-feira (7), em Curitiba, com o desfile cívico-militar de 7 de setembro na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, a partir das 9h.

“Praticamente todos os municípios terão desfiles cívicos para comemorar a Independência durante a semana. A Polícia Militar vai trabalhar para dar apoio aos municípios e reforçar a segurança durante as comemorações”, explicou a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha.

SIMBOLISMO – O Fogo Simbólico, idealizado por um grupo de patriotas em 1938, representa o sentimento cívico do povo brasileiro e reafirma o compromisso da juventude em manter viva a chama do amor à pátria. A ideia foi acolhida pela Liga da Defesa Nacional e, desde então, a cerimônia do Fogo Simbólico abre as comemorações da Independência na Semana da Pátria.

“A Liga foi criada pelo poeta Olavo Bilac em 1916 e sempre teve a intenção de elevar o espírito patriótico da nação e enaltecer a nossa pátria. Nós trabalhamos desde então para manter esse espírito patriótico em todos os brasileiros”, contou Paulo Poeta, da Liga da Defesa Nacional.

Na abertura da Semana da Pátria, a chama foi conduzida por atletas e a pira acesa pelo atleta militar Dalton Limann. Débora Talita Bernardi, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa e vice-campeã da Superliga B de Vôlei, distribuiu as centelhas do Fogo Simbólico que serão enviadas para as comemorações da Semana da Pátria nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba. “É uma honra participar um momento que todo atleta espera, ser convocado para simbolizar um evento tão importante”, disse Débora.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os comandantes da 5a Região Militar, general de brigada Aléssio Oliveira da Silva; da 14ª Divisão de Infantaria Motorizada e comandante interino da 5a Divisão de Exército, general de brigada Ricardo Miranda Aversa; da Artilharia Divisionária da 5a Divisão do Exército, general de brigada Rodrigo Pereira Vergara; do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta II), coronel-aviador Marcos Kentaro Adachi; e da Capitania dos Portos do Estado do Paraná, capitão de mar e guerra Germano Teixeira da Silva; os secretários estaduais da Segurança pública, Júlio Reis; e de Assuntos Penitenciário, coronel Élio de Oliveira Manoel.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.