0 Shares 170 Views

Coluna de terça, 21

21 de agosto de 2018
170 Views

Lula lá!
Mesmo preso desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula (PT) continua liderando o cenário eleitoral para 2018. De acordo com pesquisa do instituto MDA revelada pela CNT ontem (20), Lula tem 37,3% das intenções de voto. Na sequência aparecem Jair Bolsonaro (PSL) com 18,3%, Marina Silva (Rede) com 5,6%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4,9%, Ciro Gomes (PDT), com 4,1% e Alvaro Dias (Podemos), com 2,7%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.

Lula II
Essa foi a primeira pesquisa de intenção de votos para presidente da República, após o final do prazo de registro dos candidatos, encerrado quarta (15). Brancos, nulos e indecisos somam 23,1%.

Sem Lula
Pela Lei da Ficha Limpa, o ex-presidente está inelegível, apesar de ter sido registrado como candidato pelo PT. Em comparação a maio, quando foi realizada a última pesquisa CNT/MDA, o petista cresceu 5% (de 32,4% para 37,3%) na estimulada. Bolsonaro também subiu, de 16,7% de 18,8%.

Inexperiente
O jornalista Rogério Galindo resgatou, em seu blog na Gazeta do Povo, que quase todos os governadores que o Paraná elegeu desde a redemocratização foram prefeitos de Curitiba antes. Portanto, já chegaram ao governo com a experiência de gerir um orçamento grande e milhares de servidores. Também houve um prefeito de Londrina: José Richa.

Inexperiente II
O único a chegar a governador sem passar primeiro por uma grande prefeitura foi Alvaro Dias, em 1987. Isto quer dizer que o futuro governador do Paraná não terá a experiência de executivo para contar – Ratinho Júnior (PSD), Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB), os três em melhores condições de vencer, tem mais experiência no legislativo.

Caíto Federal
O ex-deputado Caíto Quintana (MDB), após oito mandatos na Assembleia Legislativa, vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em 7 de outubro. O novo desafio, segundo ele, foi motivado pela excelente aceitação da candidatura de João Arruda ao Governo do Paraná.

Comcam
A prefeita de Farol e presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), Angela Kraus, vai coordenar a campanha de Cida Borghetti na região. Kraus se licenciará para organizar a campanha da governadora, com o apoio do prefeito de Quinta do Sol, João Claudio.

Candidato poliglota
O ex-vereador Professor Galdino continua inovando nas eleições que participa. Ele sempre faz campanhas com utilização mínima de recursos, além de ser um professor Pardal com inovações como utilização de cartazes de leds e um guarda pó iluminado.

Poliglota II
Nestes primeiros dias de campanha ele vem conversando com imigrantes em francês, inglês, italiano, espanhol, japonês, alemão e claro, português. Galdino é poliglota, fala fluentemente todas essas línguas.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.