0 Shares 143 Views

Cida é candidata com mais prefeitos no interior. Entenda o peso que isso tem

9 de agosto de 2018
143 Views

Durante boa parte do período pré-eleitoral os candidatos ao governo do Paraná traziam na ponta da língua a quantidade de prefeitos que os apoiavam pelo interior do estado. Esse é um ativo relevante na disputa pelo governo do estado e os políticos sabem disso. Neste aspecto, pelo menos do ponto de vista formal, quem sai na frente é a governadora Cida Borghetti (PP). As informações são de João Frey na Gazeta do Povo.

Ao todo, os oito partidos que compõem sua coligação governista têm 149 prefeitos, 1.444 vereadores e 155 vice-prefeitos. Com isso, mais de um terço dos prefeitos dos 399 municípios do Paraná são de partidos ligados à campanha de Cida.

Em seguida vem Ratinho Junior (PSD), que totaliza 1.470 cabos eleitorais qualificados, sendo 121 prefeitos, 1.218 vereadores e 131 vice-prefeitos.

O último candidato ao governo a ter um número expressivo de políticos eleitos no interior apoiando sua candidatura é João Arruda (MDB). São 110 prefeitos, 846 vereadores e 90 vice-prefeitos.

Segundo o cientista político da UFPR Márcio Cunha Carlomagno, que chamou a atenção para a importância desse levantamento em suas redes sociais, esse é um indicador relevante da força política e da penetração que cada um desses candidatos vai ter no território do estado.

“Os políticos – prefeitos e vereadores – ajudam a organizar as bases de apoio e fazer a campanha em nível municipal e local”, explica Carlomagno.

Um destaque feito pelo pesquisador que faz muito sentido para os observadores do cenário político local é em relação à possibilidade de políticos ligados pelo partido a determinado candidato apoiarem outro.

“Pode existir muita traição, sobretudo se houver algum candidato muito popular e um impopular. Nesse caso os políticos locais preferem se associar ao candidato com mais popularidade”, avalia.

Nas palavras de um vereador do interior – menos dado a elucubrações teóricas – “está todo mundo com um pé cada canoa”, especialmente se forem consideradas as candidaturas de Cida Borghetti e Ratinho Junior, que representam grupos políticos que há pouco estavam do mesmo lado.

link matéria

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.