0 Shares 216 Views

Coluna Boca Maldita de terça, 12

12 de junho de 2018
216 Views

Mais além
Ficou para depois de um entendimento do Governo do Estado e servidores, a votação na Assembleia Legislativa, dos projetos que concedem reajustes 2,76% aos quadros da Casa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério e Defensoria pública. A decisão a pedido do líder do Governo Pedro Lupion (DEM), foi anunciada ontem (11) pelo presidente Ademar Traiano (PSDB) após manifestação dos colaboradores do Executivo, que estão com salários congelados desde 2016.

Empregos
A governadora Cida Borghetti (PP) entregou ontem mais 22 automóveis às agências do trabalhador e destacou o desempenho do Paraná na geração de empregos. De acordo com o Ministério do Trabalho, o Paraná foi o estado brasileiro que mais intermediou vagas pelas agências no primeiro trimestre deste ano. Das 137.429 vagas intermediadas pelo Sine, 34.691 foram ocupadas no Estado.

Junho Verde
A Assembleia Legislativa lançou ontem o “Junho Verde”, período dedicado à promoção de eventos para conscientização da sociedade sobre a necessária preservação do meio ambiente. A iniciativa, prevista na lei 19.502/2019, teve origem em um projeto de Anibelli Neto (MDB). O convidado para a abertura do programa, foi o professor especialista em Direito Ambiental, mestre e doutor em Engenharia Florestal, Alessandro Panasolo.

Exóticos e silvestres
Os deputados aprovaram, em segunda discussão, projeto do de Felipe Francischini (PSL), que torna mais rigorosos os procedimentos para a compra e venda de animais exóticos e silvestres no estado. Para atuar no setor, é preciso possuir certificado de origem, especificando local de criação e o nome dos criadores do animal, e licença de importação fornecida por autoridade competente.

Transparência
Passou em segundo turno o projeto de Ademar Traiano e Luiz Claudio Romanelli (PSB), que dispõe sobre os procedimentos de transparência, eficácia e segurança jurídica para transferências voluntárias de recursos financeiros do Estado aos municípios paranaenses e aos consórcios públicos municipais, no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. A matéria recebeu 35 votos favoráveis e 15 contrários.

Na RMC
O ex-senador e pré-candidato do PDT ao Governo do Estado, Osmar Dias, dedicou os últimos dias para percorrer cidades que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Primeiro foi à Quitandinha, onde encontrou lideranças de 10 cidades mais ao Sul da capital. Ontem foi até até a Faculdade Pinhais, em Pinhais, para encontro com líderes políticos da região. A integração do transporte coletivo foi uma das pautas do encontro.

Meio ambiente
Volta hoje (12) para votação o veto total do Executivo ao projeto de Ney Leprevost (PSD), alterando os artigos 1º e 5º da Lei nº 12.945/2000, que institui o Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA. A matéria estava na pauta de ontem, mas foi retirada por uma sessão.

Sem privatização
“É preciso enxugar a máquina pública e acabar com mordomias, mas a Copel e a Sanepar não se privatiza pela estratégia social que desempenham.” Do deputado estadual Ratinho Junior, pré-candidato ao Governo pelo PSD, em vídeo nas redes sociais.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.