0 Shares 34 Views

Pier Petruzziello destaca criação do Dia Nacional da Consciência sobre Autismo

16 de Abril de 2018
34 Views
Pier Petruzziello destaca criação do Dia Nacional da Consciência sobre Autismo

O vereador Pier Petruzziello destacou neste sábado, 14, a importância da criação do Dia Nacional da Consciência sobre o Autismo, instituído por decreto da presidência da República para ser lembrado no dia 2 de abril de cada ano. “É uma data já instituída pela ONU e com a criação do dia nacional, o Brasil reforça a visibilidade sobre o autismo que não recebe tanta atenção por ser silencioso e que tem enormes desafios para sua inclusão”, disse Petruzziello.

No mundo inteiro, o dia 2 de abril já é dedicado à conscientização sobre o autismo por uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi criada em 2007. O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), gera dificuldade no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança.

O diagnóstico depende da observação clínica e do comportamento do indivíduo, ao considerar o desenvolvimento motor, psicomotor e social. O transtorno não é revelado por meio de exames – usados para uma avaliação secundária, de problemas associados.

Em Curitiba, Petruziello é autor da lei municipal que criou a semana de conscientização sobre o autismo. E da lei do diagnóstico precoce que alterou o código de saúde municipal e tornou obrigatório a aplicação de testes que identificam o transtorno para crianças de até 3 anos. “O diagnóstico precoce aumenta em 80% a capacidade de desenvolvimento da criança”, explica.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.