0 Shares 253 Views

Coluna Boca Maldita de sexta, 13

13 de abril de 2018
253 Views

80 pela janela
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai divulgar, na próxima quarta-feira (18), todas as mudanças de deputados que aproveitaram a chamada “janela da infidelidade” (de 7 de março a 7 de abril), para trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. De acordo com cálculos da imprensa nacional, pelo menos 80 deputados federais (16% dos 513) aproveitaram o período para saltar de agremiação.

Números
O MDB, do senador Roberto Requião, é o partido que deve perder o maior número de parlamentares – 16 no total. Na outra ponta, o DEM do presidenciável e presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), será o que terá a maior engorda com 14 novos deputados no Congresso Nacional.

MDB na Itaipu
O MDB capitaneado pelo ex-governador Orlando Pessuti, que atualmente é dirtor do BRDE no Paraná e o deputado federal Sérgio Souza, garantiram a indicação de aliados a importantes cargos na Itaipu Binacional. Pessuti endossou o nome do diretor Financeiro Executivo, Marcos Vitório Stamm, para assumir a direção-geral brasileira no lugar de Luiz Fernando Vianna, que está de saída após um ano.

Comunicação
Já Sérgio Souza deverá emplacar seu assessor de imprensa, Gilberto Larsen, para a coordenação de comunicação da empresa, maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.

Sem Osmar
As coisas não andam fáceis para o ex-senador Osmar Dias, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT. A última é que parte do MDB do Paraná agora prega apoio ao candidato Ratinho Júnior (PSD). O melhor dos mundos para essa turma seria Ratinho candidato ao governo com Requião ao Senado.

Com Ratinho Jr
Na conta, entraria ainda o deputado Nereu Moura, líder da bancada e no sétimo mandato, como candidato a vice, o que abriria espaço para a volta à Assembleia de Caito Quintana (MDB), um peemedebista histórico e da mesma região que Nereu.

Sofrência
A chapa Ratinho/Requião é difícil, mas não sonhar e articular, não custa nada. Enquanto isso, Osmar Dias vai vendo seus apoios cada vez mais escassos.

Venha
O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou na terça(10), a intimação do ex-ministro Gilberto Carvalho para que ele se defenda em ação penal da Operação Zelotes. Carvalho é réu em processo ao lado do ex-presidente Lula, de empresários ligados a montadoras de veículos e lobistas por corrupção.

Cida recebe
A governadora Cida Borghetti recebeu ontem (12) a secretária Fernanda Richa (Família e Desenvolvimento Social). As duas trataram dos projetos de grande alcance e impacto social no Paraná.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.