0 Shares 180 Views

Coluna Boca Maldita deste sábado, 10

10 de março de 2018
180 Views

Sociedade partidária
Os políticos e empresários voltaram a invadir o noticiário policial ontem (09), por conta da nova fase da Operação Lava Jato, que atingiu em cheio o ex-ministro da Economia, Delfim Neto, e o empreiteiro Joel Malucelli, dono da J Malucelli, integrante de um consórcio gigante que venceu a licitação para executar as obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. O jornalista Guilherme Voitch, da Veja, revelou que todo o esquema abastecia uma sociedade envolvendo integrantes do alto escalão do PT e do PMDB.

Sociedade II
Segundo o procurador Athayde Ribeiro Costa, do Ministério Público Federal (MPF), os dois partidos dividiam o dinheiro pago pelas empresas na proporção de 45% a 45%. Os 10% restantes eram destinados a Delfim Netto, que teria atuado na estruturação do consórcio vencedor da licitação de Belo Monte, o Norte Energia.

Bloqueados
No final da tarde, o juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato, determinou o bloqueio das contas da J Malucellil e de R$ 4,4 milhões de Delfin Neto. Todos os envolvidos negaram as acusações.

Debandada
Os deputados com mandatos não perderam tempo e no primeiro dia da chamada “janela da infidelidade” trocaram de partido. De acordo com o levantamento do G1, pelo menos 15 trocaram de legenda ontem. A janela permite a todos abandonar os partidos por onde se elegeram, sem risco de perder o mandato. O período termina à meia-noite do dia 06 de abril.

Destino
Ao todo, o G1 consultou 22 dos 25 partidos na Câmara. Dos 15 deputados que trocaram de legenda, 8 migraram para o PSL; 4, para o DEM; 1, para o PT; 1, para o PCdoB; e 1 para o Pros.

Dia da mulher
A vice-governadora Cida Borghetti (PP) foi homenageada quinta (8), Dia da Mulher, pela Câmara de Vereadores de Curitiba. Cida recebeu a comenda das mãos da vereadora Fabiane Rosa pelo trabalho em defesa das mulheres, crianças e em prol da saúde preventiva. A cerimônia também homenageou 31 mulheres que se destacam em suas áreas e contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Em alta
O PIB do Paraná fechou 2017 com crescimento de 2,5%, mais que o dobro da média brasileira. Os dados foram divulgados ontem pelo Ipardes. Já IBGE apontou o crescimento de 1% no PIB do Brasil. Em valores, a soma de todos os bens e serviços da economia paranaense alcançou R$ 415,8 bilhões – o equivalente a 6,35% da economia nacional. Em 2010, o Paraná detinha 5,8% de participação.

Sem cartas
Os trabalhadores dos Correios em todo o Brasil entram em greve, por tempo indeterminado, a partir de meia-noite, de segunda (12). No Paraná, a decisão foi tomada, por unanimidade, em assembleias realizadas entre os dias 2 e 5, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Ponta Grossa.

Leilões de animais
Mais de 600 animais estarão em leilão, de 12 a 15 de abril, na 41ª Feira Estadual de Bezerros de Palmas, no Sudoeste do Paraná. Paralelamente ao evento, no Parque de Exposições Pé Vermelho, acontece a 1ª AgroPalmas e outras atividades dos 139 anos do município, incluindo shows artísticos, gastronomia, exposições, voos panorâmicos…

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.