0 Shares 650 Views

Cida Borghetti visita obras do Hospital Universitário da UEPG

6 de fevereiro de 2018
650 Views
Cida Borghetti visita obras do Hospital Universitário da UEPG

A vice-governadora Cida Borghetti participou na segunda-feira (6) do início das obras da nova ala da maternidade do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG).

O prédio de dois andares será construído em anexo ao Hospital e terá 20 leitos (10 quartos), sala para atendimento de emergência e consultórios obstétricos. Os recursos para construção são do Governo Federal e foram liberados pelo Ministério da Saúde, por meio de emenda do deputado federal Aliel Machado. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros

Segundo Cida Borghetti, o investimento é mais uma demonstração da importância de alinhar esforços entre os governos federal, estadual e municipal e as bancadas no Congresso e na Assembleia. “Um espaço novo e exclusivo que vai melhorar as condições de trabalho para os funcionários do HU e trazer mais segurança e tranquilidade para as gestantes”, disse.

A vice-governadora destacou ainda que recentemente o Governo do Estado inaugurou a nova ala do HU. A estrutura tem oito leitos especializados. “Esforço do Governo do Estado para ampliar os serviços regionais com um atendimento de qualidade mais perto da população”, frisou.

Referência para os Campos Gerais, o HU faz em média, por ano, 60 mil atendimentos ambulatoriais, 3,5 mil cirurgias e 40 mil exames. No ambulatório de gestação de alto risco, são atendidas em torno de 3 mil gestantes anualmente. O hospital contava com apenas 18 leitos gerais ativos em 2010. Atualmente, este número já é nove vezes maior – 164 leitos.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, enfatizou a qualidade dos cursos da área da saúde ofertados no sistema estadual de ensino superior. Cursos reconhecidos nacionalmente e que colocam o Paraná em destaque. Excelência que se reflete no atendimento prestado à população no HU-UEPG, cumprindo com sua missão de formação acadêmica e compromisso social.

Segundo ele, os recursos repassados por meio de emendas parlamentares são fundamentais e reforçam os constantes investimentos feitos pelo Governo do Estado, melhorando a infraestrutura do HU da UEPG com a ampliação de um setor tão importante quanto é a maternidade que atende 100% SUS. “Com a nova estrutura será possível melhorar ainda mais o excelente atendimento que a nossa população encontra no hospital universitário”, afirmou.

ACELERADOR LINEAR – Também foi anunciada a aquisição de um acelerador linear (equipamento utilizado no tratamento de radioterapia) para a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

O aparelho será comprado com recursos federais para ampliar a assistência à população dos Campos Gerais, que possui aproximadamente um milhão de habitantes. O investimento inclui a construção da casamata, espaço especial para a instalação do equipamento.

A Santa Casa de Ponta Grossa é um hospital geral de referência para toda a região. Atende nas especialidades de oncologia, hemodiálise, doenças cardíacas, obstetrícia, entre outras.

Também participaram dos eventos o prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel; os deputados federais Aliel Machado e Sandro Alexo; os deputados estaduais Plauto Miró e Péricles Mello; prefeitos e vice-prefeitos da região.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.