0 Shares 1377 Views

Coluna Boca Maldita desta segunda, 05

5 de fevereiro de 2018
1377 Views

No Senado
Faltando Faltando menos de nove meses para as eleições de outubro, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) retomou seu projeto de viabilizar a candidatura ao Senado. Na última semana, ele circulou por Curitiba e Brasília, com o claro objetivo de participar do pleito. Atual presidente do BRDE, Pessuti tem conversado e articulado sem parar. Um dos conselheiros mais próximos é o ex-deputado Tércio Albuquerque.

Articulação
No início da última semana, Pessuti foi à cerimônia de reabertura de leitos no Hospital das Clínicas, onde conversou com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. À tarde esteve no Palácio Iguaçu com a vice-governadora Cida Borghetti. Também se encontrou com o presidente do Avante, Danilo D`Avila. No meio da semana Pessuti foi a Brasília. E na capital federal se reuniu com correligionários do MDB.

Quem julga?
“De todos, mas de juízes sobretudo, exige-se correção, sensatez e respeito às leis. Onde correção quando muitos deles recebem auxílio moradia apesar de serem proprietários de imóveis nas cidades onde vivem? Onde sensatez quando impetram ações judiciais para contrariar resoluções do Conselho Nacional de Justiça que deveriam simplesmente obedecer? Onde respeito às leis quando driblam aquela que os proíbe de receber além do teto salarial estabelecido pela Constituição? Como podem cobrar respeito e ser respeitados? Como podem merecer confiança?”

Quem julga? II
As indagações acima são do jornalista Ricardo Noblat, em O Globo, diante da polêmica envolvendo o escandaloso auxílio-moradia para juízes que, mesmo morando em cidades onde tem residência própria, continuam recebendo o benefício.

Para todos
Diante da situação, a coluna defende auxílio-moradia já, para todos os brasileiros, sem distinção. Quem anda pelas calçadas das grandes cidades – veja o caso do centro de Curitiba – tem uma pequena noção do que isto significaria para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Ah, as Cataratas
Excelente a notícia para o turismo da tríplice fronteira e do Brasil, a inclusão das Cataratas do Iguaçu na lista do Guia de Viagem Forbes, que revelou os 18 melhores destinos do mundo para serem visitados em 2018. As famosas quedas, segundo o Mercado e Eventos, foram definidas pelo veículo como “deslumbrante Patrimônio Mundial da Unesco”.

Meta4
Adianta o jornalista Angelo Rigon que, na última sexta (02), o desembargador Renato Braga Bettega, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, negou pedido feito pela Universidade Estadual de Maringá, que queria a suspensão da liminar concedida recentemente pela 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que deu prazo de 15 dias para que as universidades estaduais fornecessem os dossiês de recursos humanos para integração ao sistema Meta4. No despacho, a alegação de que o ato fere a autonomia universitária, como tem repetida o reitor da UEM, Mauro Baesso, foi rechaçada pelo desembargador.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.