0 Shares 211 Views

PR, SC, RS e MS defendem fundo federal para região Sul

13 de dezembro de 2017
211 Views
foto: ANPr

A governadora Cida Borghetti (PR) e os governadores Raimundo Colombo (SC), José Ivo Sartori (RS) e Reinaldo Azambuja (MS) voltaram a defender a criação do fundo orçamentário federal para a região sul que atenderia também o estado do Mato Grosso do Sul. “Será uma importante ferramenta para ampliar a capacidade de investimento dos estados e auxiliar no avanço de políticas públicas de interesse da população”, disse Cida Borghetti nesta terça-feira, 12, durante reunião do Codesul em Porto Alegre.

Cida enfatizou a importância do fundo para a execução de obras de infraestrutura e no apoio a programas de redução das desigualdades sociais na região. A proposta dos governadores já está sob análise do governo federal.

O presidente do BRDE, Orlando Pessuti, apresentou estudo apontado que o Fundo Sul pode ser criado por meio de medida provisória presidencial e irrigado com recursos que não são aplicados por outros fundos constitucionais, como os do norte, nordeste e centro-oeste. “Há estimativa que somente neste ano sobrem R$ 2 bilhões nesses fundos”, afirmou Pessuti.

Mulheres – No encontro, também foi definida a criação de um grupo de trabalho com representantes dos quatro estados para unir esforços no combate à violência contras mulheres nas regiões de fronteira. Será traçado um diagnóstico e o mapeamento dos pontos de violência contra mulheres nas áreas de fronteira dos Estados do Codesul.

Cida Borghetti destacou algumas das políticas do Paraná nesta área e lembrou que o Estado lançou recentemente o botão do pânico para proteger mulheres vítimas de violências e abusos. O dispositivo está em funcionamento em 15 municípios paranaenses. “Contem com o apoio dos nossos técnicos”.

A entrada do Paraná na Zicosur – Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, também foi destacada pela governadora em exercício. A Lei estadual que autorizou a incorporação do Paraná à Zicosur foi assinada pelo governador Beto Richa na última quarta-feira, 6. “Agora fazemos parte dessa importante rede de cooperação regional que envolve mais de 40 governos locais de seis países. Juntos vamos avançar em troca de experiências e em promoção do comércio e do desenvolvimento regional”, afirmou Cida.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.