0 Shares 177 Views

Marcelo Vitorino faz workshop sobre eleições em Curitiba

1 de dezembro de 2017
177 Views

O consultor Marcelo Vitorino estará em Curitiba na próxima terça-feira, 5, e fará um workshop sobre os desafios e as oportunidades do marketing digital para as eleições de 18. Vitorino é professor de marketing digital e coordenou as campanhas digitais de Marcelo Crivella no Rio de Janeiro e de Gilberto Kassab em São Paulo. Ele conversou com o blog a respeito da sua oficina no Centro Europeu a partir das 19h30.

Qual foco principal do workshop?
Durante uma hora falarei sobre as oportunidades e os desafios de fazer uma campanha política digital, em um momento em que os eleitores se mostram desacreditados. Abordarei: uso de redes sociais; big data; formação de equipe; conteúdo; mobilização; gestão de crise e monitoramento; legislação. Ao final responderei a perguntas dos presentes.

Você acredita que o digital é uma ferramenta que pode ser mais útil em grandes centros ou isso é indiferente?
Com a possibilidade de conteúdo patrocinado, o digital será uma ferramenta de peso em qualquer tamanho de cidade, podendo alterar o resultado de uma eleição dependendo da habilidade da equipe envolvida e da cultura de comunicação da campanha.

Existem particularidades que devem ser levadas em consideração em uma campanha regional?
Em uma campanha regional devemos olhar com mais cuidado a segmentação do conteúdo, adaptando as mensagens de acordo com a realidade do eleitor. Além disso, fazer um grande trabalho de pesquisa para entender como a comunicação pode ser utilizada para motivar o eleitor a querer conhecer as propostas defendidas.

Não existe mais campanha digital. O digital cresceu de tamanho e hoje é o palco principal. É nele que fazemos o trabalho inicial de apresentação do candidato, é nele que mobilizamos militantes, é nele que combatemos boatos e espalhamos propostas, é nele que dialogamos em vez de falarmos. Isso é mais que campanha digital. Isso é comunicação, em letras maiúsculas.

Alguma dica quente e palpite para as eleições paranaenses em 2018?
Tenho algumas. Conto todas na terça-feira.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.