Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 25

Raquel contra Gleisi
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu, nesta sexta-feira, a condenação da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do ex-ministro Paulo Bernardo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Dodge entregou no Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais da ação penal em que os dois são réus. No documento, a procuradora-geral defende ainda que Gleisi perca o mandato de senadora.

Em série
“Mais do que a corrupção de um mero agente público, houve corrupções em séries por titulares de cargos dos mais relevantes da República, cuja responsabilidade faz agravar sua culpa na mesma proporção”, escreveu Raquel Dodge.

Requião fora?
Tem gente no PMDB do Paraná dizendo que o senador Roberto Requião procura a expulsão do partido para ficar com o espólio do PT no Estado. No twitter, Requião fez mais uma provocação. “Expulsão de Kátia foi decidida por Cunha, Henrique Alves, Padilha, Moreira Franco, Jucá, Sérgio Cabral e Michel Temer?”, disse.

Candidato a quê?
Requião trabalha com três cenários: se manter no partido e disputar o governo do Estado com o apoio do PT. Ou, após expulsão, se candidatar a reeleição pelo PT ou ainda ficar com a vaga de Lula e ser o candidato do petismo às eleições presidenciais em caso do impedimento do ex-presidente.

Alvaro lá
Se as eleições fossem hoje, os eleitores de Londrina elegeriam o senador Alvaro Dias à Presidência da República. Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas mostra que o senador do Podemos teria 33% das intenções de votos. Ele seria seguido pelo deputado Jair Bolsonaro, que tem 21% e pelo ex-presidente Lula, com 7,5%.

Governo
A Paraná Pesquisas ouviu os londrinenses também sobre o governo do Estado e a disputa é liderada pelo deputado Ratinho Júnior, com 31%. O segundo colocado é o ex-senador Osmar Dias, com 24,8%, seguido do senador Roberto Requião, com 18,3%, A vice-governadora Cida Borghetti tem 5,2%; o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, 1,3% e o ex-deputado Dr. Rosinha, com 1%.

Sem Requião
Se a disputa fosse apenas entre Ratinho Júnior, Osmar Dias e Cida Borghetti, o deputado teria 35,7%, o ex-senador 32,7% e a vice-governadora 6,2%.

Reforço
Para reforço de caixa e pagamento do 13º, as 399 prefeituras do Paraná vão receber R$ 135,1 milhões no começo de dezembro como antecipação do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O dinheiro faz dos R$ 2 bilhões de auxílio financeiro, acordados pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e AMP (Associações dos Municípios do Paraná) junto ao governo federal, que serão liberados às 5,5 mil prefeituras brasileiras através de medida provisória a ser editada pelo presidente Michel Temer (PMDB).

O tamanho do foro
Existem no Brasil 54.990 pessoas com direito à prerrogativa do foro privilegiado: 38.431 por determinação da Constituição Federal e 16.559 previstos pelas constituições estaduais, segundo a pesquisa Foro, prerrogativa e privilégio: Quais e quantas autoridades têm foro no Brasil?