0 Shares 11 Views

Campanha Outubro Rosa integrará calendário de eventos em Curitiba

3 de outubro de 2017
11 Views

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira, 2, a inclusão da campanha de prevenção ao câncer de mama “Outubro Rosa” ao calendário oficial de eventos de Curitiba. De iniciativa do vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), a proposta quer estimular o debate e ampliar as ações de prevenção à doença em todo o sistema público de saúde.

“A campanha vai além da iluminação de prédios e monumentos na cor rosa ou de um simples alerta à sociedade. Também estimular o diagnóstico precoce e reforça os investimentos públicos em ações de prevenção”, disse Wolmir Aguiar, presidente da Comissão de Legislação e Justiça.

Nos pronunciamentos sobre o tema, o vereador Ezequias Barros (PRP) destacou que não “perdeu” a esposa para o câncer de mama, há oito anos, em razão do diagnóstico precoce. “Se fosse seis meses depois, ela poderia não estar viva hoje”, disse ao reforçar a importância da campanha.

Para Osias Moraes (PRB), “precisamos trazer esse assunto à baila para que o tratamento seja efetivo. É importante que façamos essas ações de conscientização”, disse, reforçando ainda que há também existem casos de homens diagnosticados com câncer de mama.

Maria Manfron (PP) disse que o projeto é bastante louvável. “Já é provado que a cura, caso o câncer seja diagnosticado a tempo, é de 100%. Devemos incentivar as pessoas a se interessarem pelo tema e buscarem seus diagnósticos”, destacou.

Thiago Ferro (PSDB) revelou que a mãe dele também teve câncer de mama, mas “venceu a doença”. “Porque foi diagnosticada a tempo. Parabéns pela inciativa”.

“Fica registrado aqui todo nosso apoio a todas as mulheres, pois neste mês comemoramos o Outubro Rosa, um mês de prevenção em que as atenções estão voltadas para a saúde das mulheres de forma mais especial, com vários programas e ações desenvolvidas por várias instituições”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Serginho do Posto (PSDB).

O projeto passou por um pedido de urgência, feito pelo seu autor, que justificou a medida com o fato de que houve um atraso de quatro meses por parte da Procuradoria Jurídica da Casa. Além disso, segundo ele, o projeto estava parado na Comissão de Serviço Público há 45 dias.

A tradição do Outubro Rosa teve início em 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, foi iluminado com a mesma cor. A prática foi adotada em outros estados, a partir de 2007.

Mais notícias para você:



Leave a Comment

Your email address will not be published.