Lula em Curitiba
O ex-presidente Lula (PT) presta hoje (13) em Curitiba, o segundo depoimento ao juiz Sergio Moro no âmbito da Lava Jato. Desta vez, vai responder questionamentos sobre o processo que investiga a compra de um terreno para a construção da sede do Instituto Lula, em São Paulo. A acusação é de que o terreno foi um “presente” da Odebrecht ao petista. A Gazeta do Povo lembra que essa é a primeira vez que Lula será ouvido na condição de condenado na operação. Em maio ele foi ouvido sobre o caso do tríplex do Guarujá, no litoral de São Paulo e dois meses após, foi condenado a nove anos e meio de prisão por Moro.

Coligação maior
Em entrevista ao jornal Metro de Maringá, a vice-governadora Cida Borghetti (PP) falou sobre os planos para 2018. “Sim, recebi o convite das direções nacional e estadual da legenda para disputar as eleições ao Governo do Estado. Aceitei o desafio com muita responsabilidade. Da nossa parte trabalhamos para ampliar a coligação vencedora das campanhas de 2010 e 2014”, disse.

Candidato
O deputado Ratinho Jr (PSD) retomou o mandato ontem (12) na Assembleia Legislativa. Em coletiva à imprensa, confirmou que sua saída da Sedu foi acertada com o governador Beto Richa (PSDB), a quem convidou Richa para integrar sua chapa como candidato a senador em 2018.

Multivacinação
A Campanha Nacional começou segunda (11) em todo Paraná. Até o dia 22 de setembro todas as unidades de saúde do Estado vão atualizar as carteiras de vacinação. No dia 16 acontece o Dia D da campanha. “As vacinas são umas das principais formas de prevenção de diversas doenças”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Quem quer…
… ser um deputado? O que você faria se você fosse deputado estadual? Pois a oportunidade de colocar esse projeto em prática pode estar mais próxima do que se imagina. O Parlamento Universitário, parceria entre a Escola do Legislativo da Assembleia e universidades de Curitiba, oferece a chance de ocupar as cadeiras dos deputados, com direito a apresentar projetos e fazer debates no Plenário.

Uber e Cabfy
O secretário de Finanças, Vitor Puppi, adiantou que termina sexta (15) o prazo de cadastro para as empresas que operam os serviços de transporte compartilhado (Uber e Cabfy, por exemplo) em Curitiba.

Estatal do pedágio
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PSB), defende a criação de uma estatal para administrar os pedágios no Paraná. “Os que defendem uma presença mínima do Estado não aprovarão a ideia, mas eu não sou defensor do estado mínimo, e sim, do estado necessário, e todos hão de reconhecer que as privatizações da década de 1990 foram muito mal formatadas e mal sucedidas e só trouxeram lucros para alguns setores da iniciativa privada, em detrimento da maioria da população”, disse.

Sercomtel
Seguem até segunda (18) as inscrições para o 2º Prêmio Sercomtel de Inovação, concurso promovido pela Sercomtel Participações, em parceria com o Sindicato da Indústria da Tecnologia da Informação do Paraná, e que vai distribuir R$ 24 mil em dinheiro para os autores dos projetos e seus tutores.

Frontera Rock
A cena underground de Foz do Iguaçu está prestes a viver um momento histórico. É o Frontera Rock, projeto inédito na região que contempla o lançamento de um CD com músicas próprias de dez bandas locais – quase todas sem experiência prévia em estúdio – e dois shows de divulgação. O primeiro deles, segundo O Farol, será dia 30 de setembro, no Ballinas Pub.