Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta-feira, 13

Cidades Digitais
Praticamente 80% dos prefeitos do Oeste do Paraná incluíram, em seus planos de governo protocolados no TSE, propostas de investimentos em tecnologia. A constatação, é de levantamento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), que promove dia 26 de julho, em Foz do Iguaçu, o II Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paranaense. O evento, organizado em parceria com a Assespro-PR, é gratuito para servidores públicos e irá abordar políticas públicas, soluções de mercado e tecnologias implantadas nos municípios.

Digitais II
Ao todo, os prefeitos eleitos incluíram mais de 230 propostas para modernizar algum setor da administração pública, com destaque para Educação, com 15% do total, seguido da Segurança Pública, 12%.

Serraglio fora
O Planalto trocou Osmar Serraglio (PMDB-PR) por Darcísio Perondi (PMDB-RS) na CCJ na Câmara dos Deputados. O governo não confiava e esperava uma traição de Serraglio na votação do parecer favorável a admissibilidade do pedido da PGR que denunciou o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção.

De 1947
Um dos mais importantes documentos da história política do Paraná, a Constituição Estadual de 1947, completa 70 anos nesta semana. Ontem (12), o líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PSB), recebeu uma cópia do documento recuperado pelo empresário Jonel Chede, filho do ex-deputado João Chede, presidente da Assembleia Constituinte que redigiu a Lei.

1947 II
O presidente Ademar Traiano (PSDB) determinou que o documento seja adicionado ao setor de pesquisa de leis da Assembleia Legislativa para que o acesso dos paranaenses à Constituição de 1947 seja facilitado.

Mídia internacional
A condenação do ex-presidente Lula (PT), a nove anos e seis meses prisão no caso triplex, pelo juiz Sérgio Mouro, repercutiu nos mais importantes veículos de comunicação da imprensa mundial. Pautaram o tema NYT (EUA), CNN (EUA), The Guardian (Reino Unido), BBC (Inglaterra), El País (Espanha), Figaro (França), Clarín (Argentina), El Tiempo (Colômbia), entre outros de menor estatura.

“Escárnio”
Com desta definição, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), classificou a condenação de Lula. “Sem provas, cumprem o roteiro pautado por setores da grande imprensa”, disse.

2×1
Nas redes sociais, ficou no 2×1 o placar dos senadores paranaenses, contra e a favor da condenação de Lula. Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) lamentaram. Já Alvaro Dias (Podemos) comemorou o ato.

Em liberdade
Moro poderia, mas optou por manter Lula em liberdade para responder à condenação.

Trabalhista
O Senado aprovou, na noite de terça (11), o projeto de reforma trabalhista do governo Michel Temer (PMDB). O senador Alvaro Dias votou contra, o que gerou revolta do setor produtivo do Paraná. Os empresários, afirmam que Alvaro havia garantido que votaria a favor da proposta como aprovada na Câmara dos Deputados.

Mais de política no www.bocamaldita.com