Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 27

Coluna Boca Maldita desta sexta, 27

PSD Alinhavando
O secretário Eduardo Sciarra (Casa Civil), capo do PSD no Paraná, disse que o partido se reúne na próxima semana para “alinhavar” sua política estadual. Vamos nos unir e decidir. O importante é lançar nossos candidatos às prefeituras de todo o Brasil. Partido que não disputar eleição, não cresce”, disse. Apesar de ser declaramente da base do governo Beto Richa (PSDB), a maioria da bancada do PSD, formada por Chico Brasileiro, Ney Leprevost e Luiz Carlos Martins, tem atuado como oposição a administração estadual.

Chico candidato
Em entrevista à Rádio Cultura, Sciarra foi questionado sobre o deputado Chico Brasileiro e a possibilidade de ele sair como candidato a prefeito de Foz. “Vamos deixar de que essa decisão seja tomada pelo diretório municipal do partido. O PSD sempre adotou a postura de dar liberdade aos diretórios. Se for decidido o nome do Chico Brasileiro como candidato, então aceitaremos”, finalizou.

Volta à Curitiba
O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foi foi transferido no fim da tarde desta quarta-feira (25) para a sede da Polícia Federal de Curitiba. Ele chegou por volta das 18h. Preso na Operação Lava Jato há dez meses, relata a Folha de Saulo, Cerveró estava desde o dia 12 de novembro no Complexo Medico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Reconhecendo a emergência
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou quarta (25) projeto que estabelece prazo de 48 horas para o Ministério da Integração Nacional analisar a documentação, emitir parecer e reconhecer ou não a situação de emergência ou calamidade pública requerida por estados, municípios e pelo Distrito Federal. O PLC 130/2015, do deputado João Arruda (PMDB-PR), altera o artigo da Lei 12.340/2010, que trata da transferência de recursos da União para apoio em ações de prevenção e recuperação em áreas de risco e atingidas por desastres.

Urgência
A relatora do projeto, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), ressaltou a importância do projeto num momento em que o país enfrenta um dos maiores desastres ecológicos de sua história, com o rompimento de barragens da mineradora Samarco em Minas Gerais. “Neste momento, em que o país acompanha a tragédia no município de Mariana, cabe lembrar que os desastres não decorrem apenas de eventos naturais, mas também da própria ação humana. Qualquer que seja a sua origem, eles demandam pronta resposta do poder público”.

Sem glúten
A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa aprovou quarta (25) o projetos de lei 409/2015, de autoria da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui o selo estadual “sem glúten” para produtos fabricados que não contenham glúten em sua composição.

Macumba “do mal”?
Policiais Militares foram acionados por um vigilante que percebeu uma movimentação estranha em frente à uma agência do banco Bradesco, localizada na Marechal Floriano Peixoto, no Boqueirão, em Curitiba. O vigilante chamou a polícia porque durante o dia havia ocorrido um assalto na mesma agência. E quando ele viu uma pessoa deixando um pacote em frente ao banco, resolveu ligar para a polícia. Para surpresa geral, tudo não passava de um ritual de macumba.

Delcídio preso
A sessão do Senado que decidiu pela manutenção da prisão de Delcídio Amaral (PT-MS) computou 74 votos, de um colegiado de 81 senadores. Dos paranaenses, Gleisi Hoffmann (PT) votou contra a prisão. Roberto Requião, do PMDB, votou pela manutenção e Alvaro Dias (PSDB) não participou da votação devido a uma intervenção cirúrgica em Curitiba.

Preto no branco
Do total de votos, foram 59 a favor, 13 contrários e uma abstenção. Além de Gleisi, votaram contra Ângela Portela (PT-RR), Donizete Nogueira (PT-TO), Fernando Collor (PTB-AL), Humberto Costa (PT-PE), João Alberto Souza (PMDB-MA), Jorge Viana (PT-AC), José Pimentel (PT-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Paulo Rocha (PT-PA), Regina Sousa (PT-PI), Roberto Rocha (PSB-MA) e Telmário Mota (PDT-RR). Edison Lobão (PMDB-MA) registrou a única abstenção.